Artistas visitam Museu Etnográfico


18 de Julho, 2016

Os artistas que participam nas Festas da Cidade do Uíge (Festauíge) desde o dia 10, visitaram, na sexta-feira, o Museu Etnográfico do Uíge, na companhia de jovens estudantes da província do Uíge.

O organizador do Festauíge, e director do colectivo de artes Njozi Yeto, Domingos Nicolau, informou, ontem, que a visita permitiu conhecer a história do povo da região, através das peças expostas no local. “Programámos esta visita para  interessar  os  estudantes   pelo museu, tendo em conta a sua importância para a transmissão e preservação da cultura da região e do país em geral”, disse Domingos Nicolau.
Os visitantes percorreram os cinco compartimentos do Museu Etnográfico do Uíge, desde a sala do poder, até ao da agricultura onde constam  peças que retratam a pesca, a cultura e a caça dos ancestrais do Reino do Congo.
O guia do museu, Alberto Malala, informou  os visitantes sobre os dados históricos do Reino do Congo,  sobre o seu líder, o Mani Congo,  a história das regiões Ngoyo, Kakongo e Loango  e de seus habitantes.
“De acordo com a tradição do Congo, a origem do reino encontra-se em Mpemba Kasi, região que  localizada ao sul de Matadi, na República Democrática do Congo", disse, para acrescentar que a dinastia de governantes construiu o seu governo ao longo do vale Kuilu.
Alberto Malala aconselhou os jovens  a trabalharem na conservação e preservação da cultura local.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA