Cultura

Assembleia ordinária pode ser impugnada

Uma assembleia-geral ordinária da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), foi convocada para o próximo dia 29, pelas 10h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, na sequência do que foi deliberado na reunião da Comissão Directiva desta associação realizada no dia 3 de Agosto de 2017, nos termos do disposto na alínea a) do artigo 27 dos seus estatutos.

Músico Belmiro Carlos quer impugnar a assembleia
Fotografia: Paulino Damião | Edições Novembro

A assembleia-geral ordinária convocada pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Paixão Júnior, tem a seguinte ordem de trabalhos: apresentação, discussão e aprovação do relatório das actividades e prestação de contas da comissão directiva, no período executivo de 2015 - 2017; análise, discussão e aprovação das propostas de revisão dos estatutos da UNAC-SA e eleição dos órgãos sociais da associação.
Belmiro Carlos, pré-candidato a presidente da UNAC-SA deu a conhecer, ontem ao Jornal de Angola, que solicitou às autoridades competentes a impugnação da convocatória da assembleia-geral da UNAC do dia 29 de Setembro, por violar gravemente os estatutos e regulamentos da instituição. />A impugnação, segundo adiantou Belmiro Carlos, está a ser pedida porque ao contrário do que pretendem os promotores da referida assembleia, nos termos dos estatutos da UNAC-SA, a revisão dos estatutos só pode ser realizada numa assembleia expressamente convocada para o efeito e os órgãos sociais da UNAC-SA são eleitos através de um processo eleitoral inclusivo e nacional e não por uma assembleia-geral.
O compositor  solicita a criação de uma comissão eleitoral, na qual todos os candidatos possam estar representados, para se organizar os preparativos e urgentemente se convocar as eleições à luz dos estatutos e regulamentos vigentes.
Belmiro Carlos  foi o secretário-geral da UNAC nos mandatos do malogrado Teta Lando e de Arnaldo Calado.

Tempo

Multimédia