Cultura

Associação Chá de Caxinde reforça aposta na literatura

A construção de uma biblioteca e a continuidade do programa de homenagens a personalidades ligadas à cultura nacional constam das prioridades da associação para os próximos tempos.

Para o presidente da associação, António Monteiro “Bambino”, a construção da biblioteca foi manifestada há mais de nove anos ao Governo da Província de Luanda (GPL), sobre a necessidade de se erguer uma infra-estrutura de leitura, denominada “Alda Lara”. Na ocasião, disse, tinha sido cedido uma parcela de terra pelo GPL, mas inesperadamente apareceu um suposto “dono do terreno”, localizado na zona do Largo das Escolas, que não permitiu a construção da biblioteca, com um financiamento já previsto. “O momento actual não é favorável financeiramente para se dar continuidade do mesmo programa”.

Leitores
Uma das grandes linhas de força da Chá de Caxinde, para Bambino, é dar continuidade a promoção de hábitos de leitura, edição de livros e realização de feiras, embora reconheça existir uma redução considerável de leitores. Nas últimas décadas, disse, existe uma preguiça mental nos adolescentes que abdicam o contacto com os livros e desenvolverem as habilidades de leitura, aumentando os conhecimentos através do prazer da leitura. A intenção, disse, é para, a partir deste ano, ser realizado, anualmente, a feira do livro, em local e data a anunciar, conjuntamente com outras editoras, ainda, enquadrada nas festividades dos 31 anos da associação. A criação de espaços de leitura e de troca de livros pela cidade, no sentido de incentivar e aumentar os hábitos de leitura é um dos programas em carteira para este ano, disse Bambino, que avançou que o projecto já identificou os espaços públicos, preferencialmente os que estejam entregues a gestão privada. A promoção de novos valores da música, no Espaço Verde Caxinde, incluindo a manutenção do núcleo juvenil, que tem desempenhado um papel activo, com sucesso no combate à delinquência juvenil e a revitalização dos núcleos provinciais fazem, igualmente, parte dos projectos da Chá de Caxinde. A escola de dança, que congrega, também o grupo Sénior Caxinde, que desenvolve actividades com sócios e amigos, é outro projecto que precisa ser revitalizado.

Tempo

Multimédia