Associação de Cinema elege direcção


18 de Agosto, 2014

Fotografia: Paulino Damião

Profissionais de cinema e do audiovisual elegeram no sábado, em Luanda, os corpos gerentes da Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), que integra na Mesa da Assembleia-Geral os produtores Óscar Gil, no cargo de presidente, António dos Reis, vice-presidente, e Zizina Gourgel, como secretária.

A eleição foi antecedida da aprovação dos estatutos da APROCIMA e decorreu no auditório do Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR).
Para o Conselho de Direcção foram eleitos Asdrúbal Rebelo (presidente), Francisco Pedro (secretário-geral), Domingos Louro (secretário para administração e finanças),  Sérgio de Oliveira (secretário para formação e área técnica), Tomás Ferreira (secretário para marketing estratégico e intercâmbio internacional), Simão Paulino (secretário para comunicação e protocolo) e Manuel Lisboa Terramoto (secretário para área artística e documental).
Marisol Kadiegi foi eleita presidente do conselho fiscal, Olímpio de Sousa é o secretário e Raul Booz foi eleito vogal.
Os participantes votaram a favor de dez mil kwanzas como valor da jóia e mil kwanzas para quota mensal. As inscrições já tiveram início e os interessados podem adquirir as fichas no Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA), onde funciona provisoriamente a APROCIMA.
O presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Óscar Gil, ao tomar a palavra, afirmou que “a união faz a força e para tal estamos aqui hoje a apresentar a APROCIMA, um instrumento que nos vai possibilitar concertar estratégias de desenvolvimento do cinema e do audiovisual”.
O realizador e produtor disse ainda ser importante honrar a classe “apoiando-nos uns aos outros, de forma a dignificar a nossa profissão”, realçou Óscar Gil, após a eleição dos corpos gerentes.
Como primeira acção, a APROCIMA vai promover de 5 a 20 de Setembro, um seminário de vídeo arte, no âmbito da segunda edição do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), a decorrer no Centro de Imprensa Aníbal de Melo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA