Cultura

Associação Otchihita apela à defesa da cultura

A Associação Cultural Otchihita Benguela realizou, ontem, uma palestra sobre os mecanismos que garantem a preservação dos valores culturais por meio da literatura.

Palestra sobre os valores culturais destaca literatura
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

A palestra, que decorreu no Centro Cultural Católico de Benguela, com diversos atractivos, entre debate, trova, e recital de poesia, teve a participação de professores, trovadores, poetas e artistas de várias expressões, e serviu para assinalar o 21 de Março, Dia Mundial da Poesia.
A palestra teve a parceria da Associação Literária e Cultural de Angola (ALCA). Sapalo Cachingona, membro da direcção da Associação Otchihita, informou que  encontros do género vão acontecer com frequência, com o objectivo de resgatar valores morais e cívicos no seio da juventude, bem como melhorar a criatividade literária de  amantes da literatura e das artes.
Um dos objectivos da associação, segundo Sapalo Cachingona, é ajudar adolescentes e jovens na formação académica, e profissional, de modo que tão cedo ganhem habilidades diversas que lhes permita contribuir para o desenvolvimento das suas localidades.
Fundada em 2013, a Associação Cultural Otchihita Benguela é uma organização cultural civil sem fins lucrativos, com mais de 50 membros. Tem como objectivo específico a promoção de debate, formação profissional, realização feiras e oficinas de artes.

Feira do livro

O Movimento Shallom afec-to a Igreja Católica, promo-veu uma feira de livros no Instituto Medio de Ciências Policiais” André Pitra Pe-troff”, com uma exposição de 800 livros diversos de vá-rios autores, entre nacionais e estrangeiros.
De acordo com Graciano Catumbela, coordenador geral do Movimento Shallom, os livros expostos ajudam os agentes da Polícia de ordem pública a aumentar o seu nivel de conhecimento.


Tempo

Multimédia