Aula de arte no Camões

Mário Cohen |
2 de Outubro, 2015

Os actuais meandros, tendências e estado das artes plásticas mundiais, a partir da realidade de Portugal, são o foco da Aula Magna que a pintora portuguesa Ana Leonor Madeira Rodrigues dá no dia 6, às 10h00, no Instituto Camões, em Luanda.

A pintora, que desenvolve, pela primeira vez, o seu trabalho no país, inaugurou, ontem, a sua exposição individual “O Meu Laboratório”, que fica patente até o próximo dia 16 no Instituto Camões.
A artista pretende aproveitar a Aula Magna para trocar experiencias com os outros criadores nacionais, que forem assistir a actividade, num encontro onde pretende abordar também sobre as demais técnicas modernas para o desenvolvimento das diversas disciplinas de artes plásticas.
O seminário é aberto também aos estudantes de arte e todos os indivíduos interessados em participar na actividade. A entrada para a Aula Magna é grátis. A artista disse que a sua vinda a Angola é ainda uma oportunidade de enriquecer o seu curriculum no domínio das actividades artísticas entre vários países.
A artista disse ainda durante a sua estadia conhecer um pouco mais sobre a arte e a cultura angolana.
Ana Leonor Madeira Rodrigues é licenciada em artes plásticas e bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Munique, onde frequenta a Akademie der Bildenden Kunst. Entre 1989 a 1992 viveu em Berlim e fez o curso de pós-graduação em Estudos Culturais, Ciências Pedagógicas e Técnicas de Comunicação Estética e Artística na Hochschule der Kunst TU.
Em 1996 concluiu o doutoramento em Arquitectura e Comunicação Visual com a tese “O Desenho, Ordem Estruturante e Universalizante do Pensamento Arquitectónico”. Entre 1992 e 1998 foi docente de desenho da Universidade Lusíada, no Porto.
Como investigadora teve interesse pelo processo cognitivo e na sua especificidade como modo não verbal de comunicação, bem como pelos problemas de identidade cultural e a sua relação com o desenho.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA