Cultura

Autor Hélder Simbad recebeu a distinção

César Esteves

O vencedor do prémio António Jacinto, edição 2017, Hélder Simbad, recebeu na quarta-feira, no Museu Nacional de História Natural, em Luanda, das mãos da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, o diploma de mérito.

Vencedor do prémio recebeu o cheque de Djamila Prata
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

Diante de uma sala cheia, facto que chamou a atenção da titular da pasta da Cultura, o laureado recebeu  das mãos de Djamila Prata, administradora não-executiva do BPC, patrocinador exclusivo do prémio, um cheque no valor de 825 mil kwanzas.
Para Hélder Simbad, este prémio representa o reconhecimento de um vasto trabalho, voltado à literatura, que vem desenvolvendo. “É para nós a melhor porta de entrada para o mercado literário”, disse.  
Pelo valor simbólico do patrono do prémio, em razão de tudo o que fez para a constituição duma literatura angolana autónoma, disse Hélder Simbad, “honra-nos sermos os vencedores de um prémio dedicado a essa figura histórica.”
Ao tomar da palavra, a  ministra da Cultura recordou o papel desempenhado por António Jacinto no processo de desenvolvimento da literatura angolana. “O patrono deste prémio é um dos maiores poetas de Angola de todos os tempos. António Jacinto pertenceu ao movimento dos Novos Intelectuais de Angola, que foi criado em 1948 e reunia a contestação intelectual da época, que manifestava a sua aversão pelas difíceis condições de vida dos autóctones angolanos na sua própria terra”,acrescentando que os integrantes desse movimento eram guiados pelo lema “Vamos descobrir Angola”.
Carolina Cerqueira disse ainda que o prémio António Jacinto procura dinamizar a criação literária, premiando e publicando livros inéditos de autores angolanos, que reflictam o sentir e o pensar do povo angolano nas suas mais variadas vertentes. “Espero que outros escritores mais jovens sigam as suas pegadas no trilho dos intelectuais da Geração da Mensagem”, disse a governante ao dirigir-se ao laureado.

Tempo

Multimédia