"Babu" abre temporada na Galeria Tamar Golan

Manuel Albano
9 de Março, 2016

“Frágil” é o título da exposição individual do artista plástico Hamilton Francisco “Babu”, a ser inaugurada, dia 14 de Março às 18h00, na Galeria Tamar Golan, em Luanda.

A mostra abre a temporada de actividades culturais na galeria, na Baixa da cidade capital.
O artista plástico   tem-se dedicado à serigrafia usando  técnicas do universo cultural africano, suas tradições, costumes e   vida social, em busca da sua definição identitária.
O autor de “Frágil” apresenta um trabalho com profundidade e de investigação na abordagem do tema, permitindo o reencontro com os valores culturais africanos. “Procuro realçar aspectos que muitas das vezes influenciam na vivência e têm criado choques culturais entre os africanos e europeus”.
A ideia, disse o autor ao Jornal de Angola, é mostrar as influências e os hábitos que os africanos vão adquirindo quando imigram para a Europa: “Não tem sido uma adaptação fácil, por exigir dos africanos um estilo de vida e comportamento diferente aos seus hábitos culturais”. Hamilton Francisco nasceu em Abril de 1974. Desde muito cedo teve a paixão pela pintura. Estudou Desenho Industrial no Centro de Formação e Tecnologia Manauto Dois, em Luanda, e depois em Portugal.
Versátil, “Babu”, tem trabalhado todas as técnicas. Actualmente trabalha como artista plástico no Projecto Museu no Centro, em Coimbra. Tem participado em várias exposições individuais e colectivas, bem como residências artísticas em vários países.
As suas obras estão presentes em colecções públicas e privadas, em Angola e no estrangeiro.  Em Coimbra, no ano de 2015 participou na Bienal Ano Zero, e igualmente nos projectos “Formas” e “Ocupação Trópica”.
Em residências artísticas, Hamilton Francisco participou em várias actividades com destaque para a quarta edição do Jovens Artistas Angolanos (JAANGO), um projecto de âmbito nacional, em 2015, e na residência artística em Glasgow, na Escócia, durante uma exposição colectiva.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA