Cultura

Bailarinos franceses actuam em Luanda

Os famosos bailarinos franceses Amala Dianor e Junior Bosila apresentam em Luanda os  espectáculos “Man Rec” e  “Extension”, sendo o primeiro na quarta-feira, às 20h00 na Casa das Artes em Talatona, e o segundo no dia seguinte, às 18h00 na Fábrica de Sabão do bairro Cazenga.

Casa das Artes em Talatona faz o primeiro espectáculo
Fotografia: AFP

Numa iniciativa da Alliance Française de Luanda em parceria com a Fábrica de Sabão e a Casa das Artes e, com o apoio da Air France, os ingressos para o primeiro espectáculo estão à venda no valor de dois mil kwanzas (para os estudantes, mais de 60 anos e membros de escolas de dança) e três mil kwanzas (para o público geral), enquanto para o segundo a entrada está no valor de 200 kwanzas.
A Alliance Française de Luanda disse, em comunicado, que Amala Dianor, dançarino de hip-hop de origem senegalesa, trabalhou como intérprete para coreógrafos de várias partes do mundo, nos estilos hip-hop neo-clássico, contemporâneo e afrocontemporâneo.
Junior Bosila começou com o estilo “breakdance” quando tinha apenas 16 anos de idade. Em 2008, depois de voltar de uma viagem da República Democrática do Congo, a sua terra natal, ele criou o seu primeiro espectáculo individual “Buanatitude”. Esta primeira criação torno-lhe internacionalmente conhecido. 
Com uma duração de 25 minutos, o espectáculo “Man Rec” na língua Wolof, significa “Apenas Eu” em português é uma criação, coreografada e interpretada por Amala, onde  oferece um diálogo entre as suas múltiplas origens, das danças urbanas à dança contemporânea, passando pelas danças africanas. O ponto de partida de “Man Rec” é a natureza complexa do indivíduo, a sua identidade, o relacionamento com o outro e com a sociedade. O espectáculo “Extension”  tem uma duração de apenas 15 minutos. É um encontro entre Amala Dianor e Junior Bosila no qual a dupla desenvolve a graça das suas energias.

Tempo

Multimédia