Bangão concorre ao prémio

Roque Silva
17 de Setembro, 2016

Fotografia: Eduardo Pedro

A presença da música “Calumba seleta” de Bangão, a título póstumo, entre os dez finalistas do Top dos Mais Queridos, edição 2016, é a principal novidade este ano do concurso musical, cuja gala realiza-se no dia 7 de Outubro, na cidade de Ndalatando, no Cuanza Norte, uma iniciativa da Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP).

A voz do artista regressa ao concurso com o tema “Calumba seleta”, depois de ter vencido a edição 2005 do Top dos Mais Queridos, apesar da sua morte ocorrida no dia 17 de Maio de 2015, na África do Sul, por doença.
A criatividade de Bangão continua a merecer elogios dos apreciadores da música angolana, motivo pelo qual a canção com a qual concorre, a título póstumo, consta entre as mais pedidas pelos ouvintes dos programas das estações da Rádio Nacional de Angola, durante a primeira fase de votação pública com a duração de dez meses.
A votação termina um dia antes da gala de divulgação dos vencedores que uma vez mais é realizada fora de Luanda, depois da edição de 2014, em Malanje, que distinguiu a cantora Ary, com o tema “Paga que paga”.
Ary concorre na presente edição com o tema “Papá fugiu”, o que consolida o seu recorde de nove presenças consecutivas no Top dos Mais Queridos. A cantora e Bangão são os únicos finalistas que já venceram o concurso.
Entre os finalistas constam ainda Eddy Tussa, com a música “Pequenina”, Cristo “Meu bairro”, CEF “Atrofiar”, Zona 5, com “Estragar tudo”, Milson com “Teu feitiço”, Bass “Sem norte”, Mago Sousa “Carolina” e Elenco da Paz “Arroz com feijão”.
Pedrito é o artista com o maior número de troféus, três, seguido dos Kiezos, Jovens do Prenda, Jacinto Tchipa, Matias Damásio e Yuri da Cunha, com dois.
O Top dos Mais Queridos é um concurso musical que distingue os temas mais pedidos pelos ouvintes das estações da Radiodifusão Nacional de Angola-EP (RNA-EP), em vésperas do seu aniversário celebrado no dia 5 de Outubro.
O concurso é marcado pela diversidade musical e competição entre artistas de várias gerações, em que se destacam o semba, kilapanga, kizomba, zouk, kuduro, rap e r&b.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA