Banksy leva arte à Faixa de Gaza


2 de Março, 2015

O artista de rua Banksy, que usa pseudónimo e mantém a identidade desconhecida, lançou um vídeo de dois minutos gravado na Faixa de Gaza, que mostra a destruição da região após a invasão israelita.

O vídeo, que pode ser visto no site oficial do artista, mostra uma entrada em Gaza por túneis clandestinos e um cenário de destruição. “Que este seja o ano em que descobre um novo destino”, declara em tom irónico o artista, no vídeo, que realça pontos de Gaza enquanto destino turístico.
Um dos temas que tem despertado mais atenção do público é “Vigiada por Vizinhos Amigáveis”, no qual o artista mostra como “a Operação ‘Protective Edge’ de Israel destruiu 18 mil casas” apenas no ano passado. Banksy fez também alguns graffiti, como o de um gato a brincar com uma bola de destroços metálicos. Banksy conta que um palestiniano lhe perguntou o que significava a imagem. “Expliquei-lhe que queria mostrar a destruição de Gaza com fotos, mas que na Internet as pessoas olham para as dos de gatinhos.”
“Se Lavarmos as Mãos do Conflito entre os Poderosos e os Impotentes, Colocamo-nos ao Lado dos Poderosos, não Permanecemos Neutros”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA