Cultura

Beco dos Mercadores clama por preservação

O programa de actividades sobre “10 Anos Campanha Reviver - Revitalização Beco dos Mercadores” é apresentado, hoje, às 11h00, no Centro Cultural Brasil -Angola, na Baixa de Luanda.

Beco dos Mercadores é um dos poucos locais históricos existentes ainda em Luanda
Fotografia: Edições Novembro

A directora-adjunta do Centro de Estudos e Investigação Científica de Arquitectura (CEICA), Susana Matos, e a representante da Associação Kalu, Maria Cristina Pinto, são as oradoras e vão falar sobre a campanha, que visa assinalar o Dia Internacional da Abolição da Escravatura, comemorado a 23 de Agosto.
A “Campanha Reviver” visa sensibilizar a população sobre a preservação do património, os riscos do pa-
trimónio classificado e em extinção e procura dar o “arranque” à promoção do turismo cultural através de passeios guiados pelo centro histórico da ci-dade. O projecto inclui conferências, pesquisas históricas, arquitectónicas e a difusão pública dos objectivos. Durante a actividade vai ser apresentada uma intensa programação cultural promovida em conjunto pelas três entidades e pelos comerciantes daquela localidade.
 
Exposição itinerante
A exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós” patente ao público desde 12 de Junho, no Centro Cultural Brasil - Angola (CCBA),  encerra sexta-feira, e já teve mais de mil e 800 visitantes.A mostra tem sido visitada por estudantes das escolas do ensino de base, médio e universitário.
De acordo com o programa de actividades, há sessões de cinema, jogos e brincadeiras. A mostra reúne, também, peças de teatro, feiras de livros, espectáculos musicais e recitais de poesias, que constam em actividades paralelas abertas para crianças e adultos, entre as 10h00 e as 20h00.
A mostra é uma iniciativa do Itamaraty, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho, o Museu da Língua Portuguesa e o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, com a coordenação da Expomus. Conta com o apoio da Premium Consultoria e da Aplha Medic, e tem procurado difundir e valorizar a língua portuguesa, mostrando a convergência nos países falantes, permitindo uma maior divulgação da cultura de ambos países.

Tempo

Multimédia