Cultura

Belmiro Carlos na corrida à presidência da UNAC

O guitarrista Belmiro Carlos “Nito” iniciou no fim-de-semana a sua campanha eleitoral para a presidência da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA), na província de Malanje, onde apresentou aos associados as linhas de força do seu programa de acção.

Guitarrista anuncia corrida à presidência da instituição
Fotografia: DR

Esta semana, apresenta o seu programa de acção aos associados de Cabinda, visando o acto eleitoral dos órgãos sociais da UNAC-SA marcado para 23 de Junho.
O guitarrista adiantou que o seu programa tem como objectivo recolocar a “locomotiva nos carris” e fazer com que a seriedade, modernidade, eficiência e transparência retornem à UNAC, assim como promover e valorizar os artistas angolanos.
Belmiro Carlos, que já ocupou o cargo de secretário-geral da instituição nas presidências de Teta Lando e Arnaldo Calado, avançou que o seu programa  inclui a distribuição de direitos de autor e conexos aos membros da organização, respeitando estritamente os critérios de transparência e justiça, na base da Lei e das boas práticas internacionais.
O candidato pretende igualmente implementar, gradualmente e em todo o país, uma estrutura para a gestão, cobrança e distribuição dos direitos de autor e conexos, desburocratizada e eficiente, avançar para a regulamentação da cópia privada no país, de acordo com a Lei dos Direitos de Autor e Conexos, reactivar as relações e contactos com a SPA, CISAC, OMPI e outras associações congéneres internacionais, de modo a resgatar o respeito, a credibilidade e o reconhecimento.
Também pretende promover, através do empresariado privado, com o apoio do Estado e da banca, a disseminação de centros culturais e espaços nobres, por todo o país, para a exibição das artes, e a criação de um movimento artístico forte  e inclusivo que respeite e promova de forma equitativa as diferentes manifestações artísticas do mosaico cultural nacional.

O programa de acção engloba a realização de acções de formação artística, como seminários e cursos acelerados de curta duração, sem descurar as captação de bolsas internas e externas, a todos os níveis, renegociar a reabertura do processo de inscrição de artistas veteranos no Fundo de Pensões do INSS que, por razões diversas, não puderam inscrever-se no período legalmente estabelecido.
Belmiro Carlos tem uma carreira ligada aos agrupamentos África Ritmos, África Show e do histórico Kissanguela. O guitarrista gravou um disco instrumental a solo, denominado “Belos Rumos”, e outro também de instrumentais, “Phrases Mestiças”, apenas disponível nas plataformas digitais.
A UNAC-SA é uma associação sócio-cultural e profissional proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores, coreógrafos e bailarinos.
Com mais de seis mil membros, tem por finalidade a dinamização da dança, teatro e música, assim como a luta pela inserção profissional e, consequentemente, a afirmação social dos seus associados.
A UNAC-SA está representada nas províncias de Cabinda, Zaire, Malanje, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Huíla e Cunene.

Tempo

Multimédia