Biblioteca de Luanda tem acervo reforçado

Roque Silva |
3 de Dezembro, 2014

Fotografia: João Gomes |

A Biblioteca Provincial de Luanda está mais rica, com a inclusão no seu acervo bibliográfico de 60 títulos do século XV ao XX, de diversos autores nacionais e estrangeiros.

Os livros têm na sua maioria registos únicos que abordam a História de Angola, e entre outros assuntos as batalhas travadas na então colónia portuguesa, a divisão político-administrativa da então Vila de São Paulo da Assunção de Loanda, em 1576, a sua transformação em centro administrativo de Angola, a partir de 1627, como centro do tráfego de escravos para o Brasil entre 1550 e 1850, e informações e relatórios até 1964.
Títulos como “História de Angola” (1482-1963), de Norberto Gonzaga, “O Império Africano” volumes 10 e 11, entre 1825 e 1890, de Valentim Alexandre e Jill Dias, “Três Fortalezas de Luanda” (1846), de Francisco Xavier Lopes, “Estatística dos Caminhos de Ferro das Colónias Portuguesas” (1888), de autoria do Ministério das Colónias, “Descrição Histórica dos Três Reinos do Congo, Matamba e Angola” volumes 1 e 2, do padre João António Cavazzi de Montecucolo, constam entre os títulos entregues pela ministra da Cultura, por ocasião do 141º aniversário da Biblioteca Provincial de Luanda, celebrado na segunda-feira.
Rosa Cruz e Silva disse que o acto está inserido no âmbito do apetrechamento das bibliotecas com suporte informativo essencial.
As obras foram adquiridas em alfarrabistas e segundo a titular da pasta da Cultura contêm informações que vão ajudar a obter dados com maior sustentabilidade sobre a História de Angola.
O Ministério da Cultura tem trabalhado com coleccionadores de livros por formas a actualizar os dados e completar o Boletim Informativo sobre a História de Angola e de Luanda.
A intenção, referiu, é disponibilizar material necessário de consulta, incentivar o gosto pela leitura e promover a investigação sobre a História de Angola, “cujo processo é uma acção contínua do Executivo”.  Por ocasião do seu 141º aniversário, a Biblioteca Provincial de Luanda acolhe, hoje, às 10h00, o lançamento do livro “Relato dos acontecimentos de Dala Tando e Lucala”, de António de Assis Júnior, enquanto sexta-feira à mesma hora é apresentado o livro “Aviso à Navegação”, de Ruy Duarte de Carvalho.  A Biblioteca Provincial de Luanda é a mais antiga biblioteca pública da África Subsariana. Fundada em Dezembro de 1873, possui todas as vertentes do conhecimento, com 36 mil volumes e periódicos dos séculos XIX, XX e XXI, para além de Códices do século XIV ao XVIII, já disponíveis em suporte informático. A base do seu acervo foi a biblioteca particular de Alfredo Troni, que a doou à cidade de Luanda.
Recebe em média 50 pessoas por dia, na sua maioria por estudantes, escritores, historiadores, sociólogos e psicólogos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA