Blue promove arte na Huíla

Domingos Mucuta| Lubango
31 de Julho, 2014

Fotografia: Domingos Mucuta | Lubango

A colecção Blue Arte está exposta ao público desde segunda-feira e até amanhã, na Mediateca do Lubango.

A exposição Blue Arte, cuja cerimónia de abertura foi presenciada pela vice-governadora para o sector Político e Social, Maria João Chipalavela, apresenta as obras de cinco artistas nacionais, autores das pinturas incluídas nas latas de gasosa da Blue.
A mostra inclui 20 obras dos artistas Álvaro Macieira, Don Sebas Cassule, Paulo Kussy, Guilhermo Mampuya e Sabby, que retrataram as belezas naturais das diversas províncias e os hábitos e costumes do povo angolano.
João dos Santos, director de Eventos da Refriango, empresa que promove a exposição, disse que o Blue Arte faz parte da responsabilidade social da empresa, que inclui também actividades desportivas, através do Comité Olímpico Angolano, e musicais, com o “Canta com blues nas escolas”, concebido para descoberta de novos talentos, em parceria com o Ministério de Educação. A Blue Arte, explicou, é a concretização de um grande desafio para superar o défice de espaço que os artríticos plásticos enfrentavam no dia-a-dia e o desconhecimento total dos símbolos culturais de cada região.
“Fomos à rua e quase todos sabiam o nome de algum cantor angolano, mas ninguém conhecia um artista plástica. Isso levou-nos a incluir a pintura, para divulgar mais as artes plásticas através das latas, que são verdadeiros veículos de comunicação de massas”, afirmou.
Na Huíla, a empresa entregou também material didáctico à escola da localidade do Luiovo.
Don Sebas Cassule, Paulo Kussy e Guilherme Mampuya, que aproveitaram a oportunidade para explicar a essências das suas obras, sublinharam a importância da iniciativa na promoção das obras dos artistas plásticos.
As peças apresentadas na exposição, que já percorreu 12 províncias e tem a perspectiva de ser exibida no estrangeiro, estão estampadas em 20 milhões de latas de gasosa.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA