Cultura

Bonga dá espectáculo no La Cigale de França

Ferraz Neto

O músico e compositor José Adelino Barceló de Carvalho, conhecido artisticamente por Bonga Kuenda, tem agendado para a noite do próximo dia 26, terça-feira, um espectáculo memorável no proeminente palco do La Cigale, em pleno centro da cidade de Paris, França.

Cantor está a preparar um concerto a altura com as melhores composições de anos
Fotografia: Vigas da Purificação|Edições Novembro

Dono de um reportório musical invejável, o espectáculo de Paris, insere-se na sua digressão artística para o fecho do ano de 2019 em que consta ainda actuações em Bruxellas, Bélgica, no próximo dia 29, segundo informação disponibilizada pela sua assessoria de imprensa na sua página oficial na rede social Facebook.
Com uma trajectória artística reconhecida internacionalmente, Bonga viu o seu nome exaltado recentemente por uma das maiores lendas do cinema da actualidade, o actor e empresário norte-americano Will Smith, facto que lhe catapultou para o topo em termos de vendas na rede social iTunes, em França e no mundo.
A emblemática e histórica sala de espectáculo La Cigale, onde o lendário músico angolano irá actuar, é um local memorável que acolhe os maiores eventos culturais da cidade de Paris. O salão pode acomodar 1389 pessoas.
José Adelino Barceló de Carvalho nasceu em Quipiri, na província do Bengo, a norte de Luanda, em Angola. A família tratava-o carinhosamente por Zeca. A infância foi passada em bairros como os Coqueiros, Ingombota, Bairro Operário, Rangel e Marçal. Sempre viveu num ambiente intimista de preservação das músicas e tradições angolanas, marginalizadas pela dominação colonialista presente na época.
O folclore dos musseques (bairros pobres) cedo fascinou o pequeno Zeca e, por isso, começou a frequentar e a participar das turmas dos bairros típicos de Angola, onde iniciou a actividade musical. Foi no bairro Marçal onde fundou o grupo Kissueia. Bonga resolveu, depois, criar o próprio estilo musical, afirmando-se a especificidade da cultura angolana, numa época muito conturbada.

Tempo

Multimédia