Cultura

Bonga celebra aniversário com concerto em Lisboa

Roque Silva

O músico Bonga comemora, hoje, o seu 76º aniversário com um concerto no palco da Aula Magna, na Universidade de Lisboa, Portugal, na companhia da sua banda e artistas convidados.

“Homenagem 75 Anos” é a designação do concerto de Bonga
Fotografia: Santos Pedro|Edições Novembro

O espectáculo, o qual a produção denomina “Homenagem 75 Anos” e o próprio, “uma festa de família”, notabiliza-se por mais um regresso do cantor a um país que faz questão de tê-lo de forma regular nos cartazes de festivais de Verão.
A performance de Bonga, segundo a Frequentaplauso, empresa que promove o concerto, narra-se como uma viagem ao tempo e retrospectiva da sua vida e carreira, de 42 anos, marcadas de sucessos, vicissitudes e conquistas.
Do alinhamento, constam canções intemporais que vão do primeiro disco, “Angola 72”, ao 31º álbum “Recados de Fora”, lançado em 2015, sobejamente conhecidas pelos amantes da música e ricas em dialectos, gírias e calões dos mussseques.
O Jornal de Angola soube que os temas foram escolhidos de forma criteriosa, por forma a fazer recordar as histórias dos bairros em Angola e a criar um ambiente nostálgico, face as abordagens sobre a revolução, amor à pátria, convivência salutar, preservação dos usos e costumes e o legado deixado pelos mais velhos, apesar da colonização e da globalização. Na lista que compõe o repertório espectáculo, perfilam temas como “Rumbassekele”, “Mariquinha”, “Corrumba”, “Frutas de Vontade”, “Mulemba Xangola”, “Kambua” e “Uma lágrima no Canto do Olho”.
Bonga vai ser acompanhado por uma banda de músicos angolanos e estrangeiros, onde perfilam nomes como Betinho Feijó (direcção musical e guitarra), Estêvão Gipson (bateria), Hernani Lagross (baixo), Ciro Bertini (acordeão) e a bailarina Joana Calunga.

Tempo

Multimédia