Brasil é o convidado de honra este ano


13 de Março, 2015

Fotografia: Reuters

O Salão do Livro de Paris a realizar-se de 20 a 23 deste mês vai prestar homenagem à diversidade da literatura brasileira, representada por 48 autores convidados, desde os best-seller mundiais de Paulo Coelho ao o universo de Rodrigo Ciríaco.

“É um salão único no mundo, porque oferece a proposta mais eclética e mais ampla de livros”, afirmou o comissário geral do Salão, Bernard Morisset, ao apresentar à imprensa a iniciativa.
Cerca de 200.000 visitantes são esperados na Porta de Versalhes (sudoeste de Paris), na qual 1.200 expositores e 30.000 profissionais da edição vão organizar mais de 400 encontros e 4.700 sessões de autógrafos de livros de todos os géneros pelos seus autores.
Estão previstos distintos eixos temáticos como a literatura jovem, culinária, viagens e aventuras, artes e direitos humanos.
Em 2014 foi a Argentina e neste ano o convidado de honra é o Brasil. Cerca de 50 autores representam “a riqueza da produção intelectual contemporânea do país”.
É a segunda vez que o Brasil é convidado de honra, facto sem precedentes na história do salão parisiense, após uma primeira participação em 1998. Para a ocasião, está a ser preparado um pavilhão de 500 metros quadrados, muito colorido. “Desta vez, os brasileiros querem colocar ênfase na presença de profissionais”, afirmou Morisset.
De acordo com o governo brasileiro, os custos da participação do Brasil vão ser divididos e segundo Morisset “esta divisão garante listas mais abertas” em termos de participação masculina e feminina, ou de escritores jovens e veteranos. “Vai ser um grande acontecimento, queremos evitar cair na contagem de presentes e ausentes”, insistiu. A mostra da diversidade literária brasileira vai abarcar desde as populares reflexões de Coelho ao realismo sem máscaras de Rodrigo Ciríaco, autor de “Te pego lá fora” sobre as escolas da periferia de São Paulo, passando por um chefe indígena da Amazónia, Almir Narayamoga, que vai a­presentar as suas propostas para “Salvar o Planeta”.
Ana Maria Machado (ficção e juventude), Bernardo Carvalho (ficção, teatro), Adriana Lisboa (ficção), Patrícia Melo (policial) e Nelida Piñon (ficção) também fazem parte da lista de convidados, que inclui autores de histórias em banda desenhada como Daniuel Galera, S. Lobo, Fábio Moon e Marcello Quintanilha.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA