Cultura

Brigada Jovens de Artistas abraça luta contra Covid-19

Mário Cohen

“Juntos Vamos Vencer a Coronavírus” é a denominação do projecto de pintura de mural que a Brigada Jovens de Artistas Plásticos (BJAP), da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP), inaugurou, no município do Cazenga, em Luanda.

Secretário de Estado para a Saúde Pública participou na actividade
Fotografia: DR

Para o coordenador da BJAP, Adão Mussungo, o projecto vai ser levado a todos os municípios de Luanda, com a finalidade de transmitir à sociedade mensagens sobre a educação e prevenção sobre a Covid-19, através da arte. Com este projecto, a BJAP pretende contribuir para a divulgação das medidas de prevenção sobre a pandemia que está a assolar o mundo.

Adão Mussungo disse, ao Jornal de Angola, que o projecto vai se estender, também, pelas áreas suburbanas, pelo que pediu o auxílio das administrações municipais e distritos de Luanda, para que as comunidades tenham informações úteis sobre a prevenção da doença nos muros das suas localidades, para se evitar a propagação da Covid-19. Desta vez, explica, foi a Rua C, do distrito do Kimakieze, do município do Cazenga, onde membros da BJAP pintaram as paredes daquela localidade com imagens que retratam o perigo que a doença causa se não observarmos as medidas de biossegurança. Entre os criadores da BJAP que pintaram o mural no Kimakieze destacam-se o próprio coordenador do projecto, Adão Mussungo, Anderson Zola, Samu Arte, Ladislau Useca e João Franco.

Além da pintura do mural, os membros da BJAP mostraram aos munícipes do Cazenga alguma das suas criações artísticas e interagiram com os amantes das artes plásticas daquele município.

Adão Mussungo aproveitou a inauguração do mural para oferecer ao secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda, um quadro com a imagem do Pensador com máscara. A próxima actividade está agenda para o distrito urbano da Ingombota.

Tempo

Multimédia