Buena Vista Social Club chega ao fim da digressão


6 de Julho, 2014

Fotografia: DR

A orquestra cubana Buena Vista Social Club levou um pouco do calor de Havana a Portugal na inauguração do festival EDP Cool Jazz, um dos grandes eventos internacionais de jazz, soul e blues.

No festival, que se realiza este ano em Oeiras, 20 quilómetros de Lisboa, até ao dia 26, actuam, entre outros, Suzanne Vega, Pink Martini, Gregory Porter e a fadista portguesa Mariza.
Os Buena Vista Social Club, após 16 anos de carreira e mais de mil concertos, terminam agora uma viagem pelo mundo da música com uma digressão internacional de despedida a que chamam “Adiós Tour".
A banda nasceu nos anos 1990 por iniciativa de Juan de Marcos González e do norte-americano Ry Cooder, que formaram uma orquestra com alguns dos músicos que tocavam no célebre clube de Havana que dá nome ao grupo.
A fama internacional ampliou-se após o encontro com o director alemão Wim Wenders, que gravou actuações do grupo na Holanda e no Carnegie Hall de Nova Iorque.
Destas imagens surgiu mais tarde o bem-sucedido documentário sobre a banda que venceu um prémio Grammy na categoria de “Melhor Actuação Tropical Latina" em 1998.
Os Buena Vista Social Club actuaram em Portugal na edição de 2012 do Cool Jazz, na qual também participaram Diana Krall, Sting, Jamie Cullum, Djavan, Maria Gadú e Pablo Alborán.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA