Cultura

Cabo Verde promove gala “Noite de Autores”

No âmbito do Dia Mundial do Direito de Autor, que se celebra no dia 23 deste mês, a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) realiza a primeira gala musical “Noite de Autores SCM”.

Cantora Solange Cesarovna
Fotografia: DR

Nhelas Spencer, Solange Cesarovna, Mirri Lobo, Tibau Tavares, Elida Almeida, Dany Mariano, Benvas D`Strong, Teté Alhinho, Kim di Santiago, Diva Barros, Rapaz 100 Juiz, Agnelo Duarte, Lucibela, Dany Lobo, Albertino Évora, Bau, Manuel di Candinho, Vlu, Homero Fonseca e Fattú Djakitté, são os artistas que vão actuar nesta gala. A gala realiza-se dia 22, na Praça Luís de Camões, na cidade da Praia, onde vai ser distribuído o primeiro montante de direitos de autor na rubrica “execução de música ao vivo”.
Durante a “Noite dos Autores SCM”, a SCM vai prestar uma homenagem ao compositor mais idoso de Cabo Verde.
Segundo a presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música, Solange Cesarovna, vai ser uma noite “muito especial” para a música cabo-verdiana.
Ainda no âmbito da gala musical, a Sociedade Cabo-verdiana de Música, assinou, esta semana, um protocolo com o hotel Odjo D´Água, na ilha do Sal, para o primeiro pagamento dos Direitos de Autor e Direitos Conexos pelo respectivo hotel.
Para Cesarovna, é muito importante a assinatura deste protocolo que assume um carácter histórico e de enor-me simbolismo para Cabo Verde.
“Este acto inaugura o cumprimento legal de um processo fundamental de cobrança efectiva e contínua dos Direitos de Autor e Direitos Conexos, no sector hoteleiro de Cabo Verde, sector este que é, sem dúvidas, um dos maiores usuários da música”, referiu.
A presidente da SCM disse que o pagamento em apreço abrange uma licença anual, a ser renovada todos os anos, e contempla a utilização de música nas rubricas música ao vivo, música ambiente e radiodifusão.

Tempo

Multimédia