Cultura

Camões promove filmes de jovens realizadores

Um ciclo de curtas-metragens, que integra o Festival Internacional de New York Portuguese Short Film Festival (NYPSFF), realiza-se hoje e amanhã, a partir das 15h00, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Documentário sobre irmãs albinas abre ciclo de cinema
Fotografia: DR


O ciclo abre hoje, às 15h00, com a exibição de “Pele de Luz”, de André Guiomar, que narra a estória de Anifa, que sobrevive a um rapto. Isa cresce envolta em medo. No coração de Maputo, em Moçambique, as duas irmãs enfrentam juntas um lugar onde a crença na magia negra ainda persegue pessoas com albinismo.
Ainda hoje são exibidos os documentários “Vozes ao Vento”, de Elton Fortes, Félix Lima, Pedro Ferreira e Tiago Nunes, “My Sister”, de André Miranda, “Direito a Memória”, de Rúben Sevivas, “On The Cusp”, de Yuri Alves, “ Pip”, de Bruno Simão, e “AXL Rose”, de Bruno Caetano.
Amanhã, o ciclo de cinema encerra com a exibição dos filmes “Terra Amarela”, de Dinis Costa, “Bruma”, de Daniela Santos, Gabriel Peixoto, Mónica Correia e Sofia Cachim, “A Boneca”, de Gonçalves Morais Leitão, “Life Stile”, de Francisco Coutinho, e “Amargo Salgado”, de Joana X.
Desde 2013, que tem vindo a ser apresentado, anualmente, um ciclo de curtas-metragens no Camões - Centro Cultural Português de Luanda. Na mostra deste ano vão ser exibidos trabalhos recentes de jovens realizadores da nova geração, que procuram alargar e diversificar o público do cinema.
O NYPSFF é organizado pelo Arte Institute, com sede em Nova Iorque e dirigido por Ana Miranda. O Arte Institute é um instituto independente, sem fins lucra-
tivos, que tem vindo a desenvolver actividades em Nova Iorque, Lisboa, Rio de Janeiro e Luanda, com o objectivo de dinamizar e difundir a arte contemporânea portuguesa, em várias expressões artísticas, na Europa, América e África, numa dinâmica de triangulação atlântica.

Tempo

Multimédia