Cancioneiro popular em debate na Huíla


6 de Janeiro, 2016

Uma conferência sobre o valor do cancioneiro popular, fonte de inspiração da música angolana, marca hoje, no Lubango, a abertura oficial do programa comemorativo do Dia da Cultura Nacional, a assinalar-se sexta-feira, 8 de Janeiro.

Em declarações ontem à Angop, no Lubango, a directora provincial da Huíla da Cultura, Marcelina Gomes, informou que a intenção é promover uma reflexão em torno das raízes da música popular angolana, nos diferentes géneros, e o seu impacto junto das comunidades.
Durante quatro dias, o programa inclui uma campanha de registo e inventário do património cultural e imaterial, em Caluquembe, uma feira de artes, debates sobre manifestações culturais tradicionais e a noite do “Kimbu”, que vai juntar poesia, música e humor.
O acto provincial vai decorrer no município de Caluquembe, 117 quilómetros a norte do Lubango, e vai ser presidido pela vice-governadora para o sector político e social, Maria João Chipalavela.

Exposição fotográfica

A cidade do Namibe acolhe a partir de hoje até dia 30, uma exposição fotográfica sobre a vida e feitos da Rainha Njinga Mbande, no âmbito do Dia Nacional da Cultura, anunciou Iracelma Major.
Durante a mostra, ressaltou a responsável, várias comunidades estrangeiras residentes na província da Huíla com destaque a cubana, chinesa, ucraniana, portuguesa e são-tomense vão apresentar aspectos das suas culturas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA