Canções do “rei” em livro

Mário Cohen |
22 de Janeiro, 2016

Fotografia: Paulino Damião |

As melhores canções do músico Elias dya Kimuezo podem ser vistas pelo público, em breve, com o lançamento de um livro com composições da sua autoria, a ser publicado pela União dos Escritores Angolanos (UEA).

A informação foi prestada quarta-feira, pelo secretário-geral da UEA, Carmo Neto, durante mais uma edição da “Maka à Quarta-Feira”, onde o músico foi homenageado. O público manteve também contacto com o livro “A Voz e o Percurso de Um Povo”, uma biografia do músico, feita por Marta Santos. O músico, que durante a “Maka”, mostrou interesse em partilhar a sua experiência com os jovens, considerou fundamental a criação de um elo entre as duas gerações, de forma a garantir, com maior cuidado, a preservação da essência do semba. “As pessoas estão sempre a evocar a importância de uma maior aproximação entre as duas gerações. Estou disposto a fazer isso, porque quero garantir que o legado do semba seja bem transmitido aos jovens”, disse Carmo Neto.
O artista informou que nos seus próximos CD pretende incluir uma tradução, na ficha técnica, das suas canções, em português. A tradução, disse, é importante, em especial para os jovens, que ainda têm muitas dificuldades em entender termos em quimbundu. O escritor e professor Luís Kandjimbo considerou Elias dya Kimuezo uma referência da música angolana, que durante anos influenciou e marcou toda uma geração. “O músico foi um símbolo da sua época, cujo legado passou para as gerações seguintes”, explicou.
O presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores, Arnaldo Calado, que entregou um diploma de mérito ao músico, pelo contributo no desenvolvimento da música popular  nos musseques de Luanda, considera Elias dya Kimuezo uma figura de referência para os jovens cantores.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA