Candidatos da lista única apresentam linhas mestras


1 de Setembro, 2016

Fotografia: Dombele Bernardo

O programa de acção da lista única da futura Academia Angolana de Letras (AAL), para o quadriénio 2016-2020, é apresentado à imprensa hoje, às 11h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), pelo escritor Boaventura Cardoso, na qualidade de membro da Comissão Instaladora.

O escritor Boaventura Cardoso vai fazer, durante uma conferência de imprensa, uma abordagem geral dos resultados da fase preparatória da comissão, a estrutura da futura Academia de Letras e os seus órgãos, bem como tecer considerações sobre o plano de acção da lista única.
O escritor vai estar ladeado por Luís Kandjimbo, membro da Comissão Instaladora, e José Luís Mendonça, delegado da lista única, que integra como candidatos  Artur Pestana “Pepetela”, presidente da Mesa da Assembleia Geral; Boaventura Cardoso, presidente do  Conselho de Administração, e Henrique Guerra, presidente do Conselho Fiscal. A Comissão Eleitoral é integrada por Victor Kajibanga, presidente, Virgílio Coelho, vice-presidente, e Irene Guerra Marques, vogal.
Segundo Boaventura Cardoso, a conferência de imprensa é o prelúdio do pleito eleitoral que se realiza neste sábado, na sede da UEA, com vista à eleição dos corpos gerentes da AAL, nomeadamente a Mesa da Assembleia Geral, os conselhos de Administração e o Fiscal, e surge na sequência da Assembleia Constituinte da AAL, realizada no passado dia 7 de  Julho de 2016, em que os membros aprovaram o  manifesto.
A candidatura única, segundo um comunicado da Comissão Eleitoral, foi entregue dentro dos prazos legais e obedece aos requisitos previstos no regulamento do pleito eleitoral, nomeadamente a exigência de subscrição de um mínimo de cinco por cento dos membros fundadores.
A academia tem como patrono o primeiro Presidente da República de Angola, Agostinho Neto, e admite como membros os fundadores, efectivos e beneméritos, além de colaboradores com a categoria de correspondentes, que podem ser estrangeiros.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA