Candidaturas estão abertas


1 de Setembro, 2015

Realizadores e produtores de países de língua portuguesa podem inscrever os seus filmes até 30 de Novembro, para a sétima edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que vai decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, de 4 a 11 de Maio do próximo ano.

Os filmes seleccionados bem como a programação vão ser divulgados em Janeiro, e vão concorrer nas secções longas-metragens de ficção, curtas-metragens de ficção e documentários.
O festival inclui também as secções não competitivas, como a Mostra de Cinema Brasileiro, de Inclusão Social e Mostra Infanto-Juvenil, entre outras que venham a ser criadas pela direcção.
A inscrição é feita com preenchimento de uma ficha, disponível no site "http://festin-festival.com/regulamento-2016/".  Em seguida, o candidato deve enviar duas cópias do filme em formato DVD, ou pelo "link vimeo", assim como a sinopse, três fotografias do filme em alta resolução, biografia, fotografia e filmografia do realizador. De acordo com o regulamento, os filmes inscritos devem ser em português, finalizados entre Janeiro de 2014 e Novembro de 2015, com a duração mínima de 60 minutos no caso de longas-metragens e duração máxima de 20 minutos no caso de curtas-metragens.  Não podem concorrer filmes exibidos em Lisboa, em antestreias, festivais, estreias comerciais, ou qualquer outra forma de apresentação pública do filme.
O filme também não deve estar disponível na Internet (youtube) ou em qualquer outro site de livre acesso aos usuários, e não há restrições quanto a temas ou géneros.
A organização adverte que, os filmes que possuam entre 26 e 59 minutos vão ser considerados média-metragens e vão ser exibidos nas sessões de curtas ou de longas-metragens, de acordo com critérios a definir pela comissão de selecção. O FESTin tem por objectivo promover as produções audiovisuais dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e é promovido pela Padrão Atual, ASCULP, em co-produção com a EGEAC – Cinema São Jorge. Cada edição é realizada em Lisboa, podendo os países ou comunidades de língua portuguesa candidatar-se a sediar o festival de acordo com o seu interesse e viabilidade de recursos disponíveis.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA