Cultura

Cantor José Lucas vence fase provincial na Huíla

João Luhaco | Lubango

O cantor José Capitango Lucas é o representante da Huíla na fase nacional do Festival de Música Popular Angolana Variante 2018, ao vencer a fase provincial do concurso, tendo totalizado 105,5 pontos.

Fotografia: Edições Novembro

O concurso foi realizado na terça-feira no Centro da Cultura do Lubango, sob o lema “A cultura fortalece a nação, mais cultura e mais Angola”, em saudação ao dia internacional da música e da imagem do cinema africano, assinalados a 1 e 12 de Outubro.
O vencedor  do concurso convenceu o júri, liderado pelo músico Joaquim Congo, com a canção “Pega enxada e pega o machado”, interpre-
tada em umbundo, que destaca a importância da agricultura no combate à pobreza e na diversificação da economia nacional.
Na segunda e terceiras posições classificaram-se Luís Simão Marinho e José Francisco “Dudas”, representantes do Lubango e Caconda, ao totalizarem 99,5 e 77,5 pontos, respectivamente, num concurso que contou com a participação de 14 candidatos, de todos os municípios que compõem a província da Huíla.
O vencedor arrebatou como prémio um curso de formação profissional em artes em Luanda e a gravação de um disco. Obteve ainda um certificado de participação e vai representar a província no concurso nacional em Benguela. O segundo e terceiros classificados vão, igualmente, gravar um disco.
Em declarações ao Jornal de Angola,  José Capitango Lucas endereçou elogios a todos os que estiveram envolvidos na organização do concurso, tendo prometido representar condignamente a província da Huíla na fase nacional do Variante 2018.
O director provincial da Cultura na Huíla, Osvaldo Lunda, lembrou que o concurso tem como objectivo de maior divulgação e  incentivar o crescimento da música popular angolana, nos mais variados estilos, com os novos e velhos talentos.

Tempo

Multimédia