Cantor Pepê Pepito faleceu em Luanda

Roque Silva
21 de Janeiro, 2016

O músico Pepê Pepito, antigo vocalista e compositor do grupo FAPLA Povo, da Direcção Política Nacional das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), morreu terça-feira em Luanda, vítima de doença.

Notabilizado nas décadas de 70 e 80 do século passado com o referido grupo, Pepê Pepito interpretou canções de intervenção política em kikongo.
“Angola Tchieto” e “Mabanza ma ku Ngola” são, entre outras, canções de sucesso de sua autoria. O tema “Kwanza” teve a preferência dos ouvintes do programa radiofónico Angola Combatente, entre 1976 e 78.
As composições de Pepê Pepito estão registadas na história da música angolana e na memória dos fãs do grupo FAPLA Povo, que integrou artistas de vulto como Urbano de Castro, Proletário e Robertinho. O seu último disco intitula-se “Kota Swing”.
Pepê Pepito nasceu em Sala Mbongi, província do Uíge. Depois da dissolução do conjunto das FAPLA, fixou residência em França, tendo regressado ao país no ano passado, onde pretendia criar uma escola de música. É autor dos discos “Tristeza Hoji ya Henda”, “Majalina”, “Maya”, “Luzingo” e “Angola Tchieto”, com participação de Belita Palma. O músico foi o primeiro a cantar “Hoji ya Henda”, antes do Presidente António Agostinho Neto tê-lo considerado Herói Nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA