Cantora cabo-verdiana em concerto nos Congos


31 de Maio, 2016

Fotografia: AFP

A cantora cabo-verdiana Elida Almeida, vencedora do “Prix Decouverte RFI 2015” (Prémio Descoberta RFI), realiza um concerto, quinta-feira, na República Democrática do Congo, antes do fim da digressão marcada para domingo, em Ponta-Negra, no Congo Brazzavile.

Depois da actuação realizada em Luanda, na semana passada, a convite da Alliance Française, Elida de Almeida prossegue pelo continente, numa digressão que teve início em Abril, no âmbito da sua vitória no concurso musical.
Vencedora de três prémios na sexta edição do "Cabo Verde Music Award 2016" (CVMA), a cantora já actuou em 15 países africanos, com um total de 18 concertos, tendo começado no Togo, dia 8 de Abril,  seguindo depois para o Benin, Ghana e Burkina-Faso onde deu dois concertos.
“Africa Tournée” levou ainda a cantora e compositora ao Senegal, Níger, Tchad, Guiné-Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe.
Natural de Santa Cruz, na ilha de Santiago, Elida Almeida, autora de músicas como “Nta Konsigui” e “Lebam ku bo”, é considerada uma das mais promissoras vozes de Cabo Verde. Ela junta-se no Prémio Descoberta RFI, ao artista Tcheka (Manuel Lopes Andrade), também natural da ilha de Santiago (Ribeira da Barca) que venceu em 2005. A RFI organiza, desde 1981 o Prémio Descobertas. Este concurso musical é aberto aos artistas de África, das Caraíbas e do Oceano Índico.
O anúncio do vencedor do “Prémio Descoberta RFI 2015” aconteceu em Novembro do ano passado, tendo a artista cabo-verdiana sido nomeada com as músicas “Nta konsigui” e “Lebam ku bo” do seu álbum de estreia “Ora doce, ora margós”. O “Prix Découvertes RFI”é promovido anualmente pela rádio pública francesa para distinguir novos talentos musicais no continente africano. Organizado em parceria com a Organização Internacional da Francofonia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, Culturesfrance, a SACEM e Mondomix, o vencedor ganha dez mil euros, uma viagem para África e França para promoção do seu trabalho.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA