Cultura

Carlitos Vieira Dias no Show do Mês Live

Analtino Santos

Ao som de sucessos como “Passo do Sangazuza”, Carlitos Vieira Dias é o convidado do próximo Show do Mês Live, transmitido sábado, pelas 16h00, na TPA 1 e nas redes sociais, a partir do Complexo Hoteleiro da Endiama, em Luanda.

Guitarrista actua amanhã pela terceira vez no programa
Fotografia: Edições Novembro

Do reportório de Carlitos Vieira Dias constam, entre outros, os sucessos “Eme N’Gui Mona”, “N’Gola”, “N’zaka”, “Marçalina”, “Colonial”, “Birin Birin”, “Lemba”, “Palam” e outros do seu disco “Vozes de um canto”, que nas diversas fases da carreira têm roupagens diferentes. 

Depois da viagem em torno dos sucessos da música angolana produzida nos anos 1980, a Nova Energia traz como proposta para a edição deste sábado, do Show do Mês Live, Carlitos Vieira Dias, exímio guitarrista, compositor, produtor e, nas últimas décadas, interprete com imprecisões digitais em sucessos desta época e em grande parte da produção musical dos anos 1970. 

O artista subirá com o inseparável violão e o suporte da banda do Show do Mês. Esta será a terceira passagem pelo Show do Mês do artista que venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2004, na categoria de Artes e Espectáculos.

A primeira aconteceu no encerramento da quinta temporada e regressou no ano passado na homenagem ao primo, Ruy Mingas, num dos últimos grandes momentos de Zé Kafala interpretando o “Angola Avante”, Hino Nacional. O artista espera voltar a apresentar o momento de voz, violão, ngoma e dikanza para ilustrar o processo evolutivo da música angolana e reserva surpresa nos arranjos.

Carlitos Vieira Dias é filho de Carlos Aniceto Vieira Dias, o pai da música moderna angolana, mas como artista ganhou identidade própria e é respeitado pela classe artística e amantes da música angolana pela capacidade nos arranjos e a introdução de novos elementos rítmicos e de estética sonora na música angolana.  Ainda criança, Carlitos Vieira Dias assistia os ensaios do mítico grupo Ngola Ritmos e mais tarde chegou a integrar o grupo em palco.

Tempo

Multimédia