Carlos do Carmo recebeu Grammy


20 de Novembro, 2014

O fadista português Carlos do Carmo recebeu ontem à tarde o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, no Estado do Nevada, antecedendo a cerimónia dos Grammy Latinos, que são entregues amanhã.

“Num momento de sofrimento como o que o meu povo está a viver e a minha pátria está a viver, apesar da simplicidade que as coisas têm, isto não lhes mata a fome, nem lhes arranja emprego, mas que possa dar-lhes uma alegria, já fico muito contente", disse ontem o fadista de 74 anos.
O prémio, “que distingue a obra das grandes referências do panorama musical internacional, no universo latino", segundo o comunicado da organização, foi atribuído a Carlos do Carmo por “unanimidade" pela Latin Academy of Recording Arts and Sciences (LARAS).
Carlos do Carmo, filho de outro grande nome do fado, Lucília do Carmo, torna-se assim o primeiro artista português a receber o prémio de carreira (a soprano Elisabete Matos foi distinguida no segmento da música clássica, nos primeiros Grammy Latinos, em 2000).
A Academia refere em comunicado que Carlos do Carmo “é um dos maiores fadistas do seu tempo” e desempenhou um papel fundamental na candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA