Carnaval é tema de exposição no Namibe

Manuel de Sousa| Namibe
20 de Dezembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

A exposição “Feira do Carnaval”, de artefactos da actividade cultural das populações, está patente desde quinta-feira, até hoje, no Pólo Universitário do Namibe.

Realizada anualmente, a “Feira do Carnaval” valoriza o trabalho dos criadores de arte e cultura da província e põe à disposição dos grupos carnavalescos e da população produtos relativos ao Carnaval.
De acordo com a directora provincial da Cultura, Euracema Major, a festa do Carnaval melhora de ano para anona província do Namibe. “Para 2015, estamos a pensar num Carnaval muito mais organizado. Estamos a preparar todas ascondições para que os grupos carnavalescos se apresentem damelhor maneira e exaltem a cultura namibense”, disse a directora da Cultura.
Para a próxima edição do Carnaval, a organização pretende construir uma tribuna maior, trabalhar com empresários para garantirem serviços de restauração e montar um palco destinado a facilitar a sinalética dos bandeirinhas, no início e termo do desfile de cada grupo.
O expositor Abel Capuila propôs a criação, durante todo o ano, de um espaço para os criadores de arte da província venderem os seus produtos.
Vendedor de sandálias de borracha usadas peloscuvales, o artista Abel Capuila disse que nesta altura do ano a procura do seu produto é maior, por causa do clima que é mais quente.
Silvério Sozinho, Administrador Municipal Adjunto do Namibe para os Serviços Comunitários, prometeu uma melhor edição do Carnaval, porque a indumentária disponível, para o próximo ano, para os grupos, é diferente.
O administrador Adjunto do Namibe apelou aos munícipes para serem participativos e organizados e garantirem um Carnaval em paz e espírito de harmonia.
Para a edição de 2015, estão inscritos 26 grupos de adultos e infantis, em representação dos cinco municípios que compõem a província. Em 2014, ogrupo Torro Tombo foi o grande vencedor. Em segundo e terceiro lugar, ficaram os grupos Forte Santa Rita e Espírito Santo, respectivamente.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA