Cultura

Carnaval já tem dinheiro

O Governo da província do Bié tem já disponíveis sete milhões de kwanzas para a realização da edição 2019 do Carnaval, informou no Cuito, o director da Cultura, Turismo e Juventude e Desportos do Bié.

Fotografia: Edições Novembro

Segundo Nilton Capama, sexta-feira - 28/12, em relação a edição passada, há um acréscimo de dois milhões de kwanzas, salientando que o valor será empregue para pagamento de prémios e aquisição de indumentária para os grupos carnavalescos.   
O sector da cultura estima a participação de 35 grupos, sendo 15 grupos na classe de adultos e 20 na de infantil, dos municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cunhinga, Nhârea, Cuemba e Cuito.
Para aprovisionar os grupos carnavalescos na província do Bié, realiza-se em Janeiro de 2019 um seminário de capacitação destinado aos líderes dos colectivos sobre o regulamento da manifestação cultural do povo.
Na edição 2018, pela quinta vez, na classe adulta, venceu o grupo Centro Geodésico (município de Camacupa), enquanto na infantil, o grupo vencedor foi o “Havemos de Voltar” da escola Nº 13, do município do Cuito.
Na próxima edição, o desfile central do Carnaval em Angola realiza-se no dia 5 de Março.


Tempo

Multimédia