Cultura

Cartoonista Nelson Paim mostra obras em Malanje

Francisco Pedro

O caricaturista Nelson Paim realiza hoje, em Malanje, uma sessão de venda e assinatura de autógrafo das revistas “O Campeão dos Campeões”, sobre o Petro Atlético, e “O Bi- Campeão”, sobre o 1º de Agosto.

Fotografia: DR

O artista leva 500 exemplares de cada revista, lançadas no mês passado, em Luanda, ao preço de 500 kwanzas. “O Campeão dos Campeões” apresenta 23 futebolistas do Petro Atlético de Luanda, que conquistaram a Taça de Angola na época passada, enquanto “O Bi- Campeão” retrata os principais protagonistas do futebol do 1º de Agosto.
“Todas as pessoas que comprarem uma revista, terão direito a uma caricatura da minha autoria feita no local”, prometeu o artista.
Além da venda das revistas, o desenhador que pretende conquistar novos mercados realiza uma exposição colectiva durante uma semana, na Praça dos Rastas, com a participação de artistas de Malanje, filiados no Colectivo Levan’Arte e o artista plástico Ay Story.
Nelson Paim reconheceu que a caricatura tem público e afirmou que existem muitas pessoas que gostam dessa arte, embora o mercado nacional seja ainda incipiente.
O desenhador criticou o facto de algumas pessoas desejarem, na maior parte das vezes, obter uma obra de arte de forma gratuita. “Como valorizar a nossa arte, se todos pedem de graça um desenho?”, indagou.
A deslocação a Malanje tem como objectivo alargar o mercado, à semelhança do que fez na cidade do Lubango, capital da Huíla, onde vendeu 186 revistas em menos de 30 dias. “Para mim foi inédito, pois significa que temos público”, sublinhou.
Promover a caricatura, o marketing desportivo nacional e as principais figuras no mundo do desporto nacional, em particular no futebol, é também um dos propósitos. Quem tiver acesso à revista, adiantou, vai poder aumentar os conhecimentos sobre as “estrelas do nosso futebol”.
Distante do interesse financeiro, referiu que o mais importante é deixar marcas do seu trabalho em Malanje, desde que um habitante adquira um dos seus trabalhos.

Tempo

Multimédia