Cultura

CD de música folclórica para este ano

Mário Cohen

Com vista à promoção, valorização e divulgação ainda mais da música folclórica angolana, como uma das expressões artísticas da identidade nacional, a Organização de Estilo Folclórico vai colocar no mercado discográfico, ainda este ano, o álbum “Raízes de Angola”.

Disco “Raízes de Angola” chega ao mercado este ano
Fotografia: Santos Pedro| Edições Novembro


De acordo com o músico Germano Agostinho Pedro, responsável da Associação que prestou a informação ao Jornal de Angola, 90 por cento dos temas que compõem o disco estão gravados, aguarda-se à fase de conclusão que está condicionada à falta de patrocínio.
O disco comporta 14 temas em vários estilos de diferentes regiões do país, como mbuenze (Malanje), tchianda (Lundas), kassanda, kivalente (Cuanza-Norte), londongo (Bié e Huambo), cabecinha (Luanda) e kitombue (Uíge),  está a ser gravado no estúdio On Musik Pictures, no município de Cazenga, em Luanda.
Além dos músicos, Borgito e Germano Pedro, residentes em Luanda, o projecto conta com a participação de outros 11 cantores e quatro grupos de música folclórica das províncias do Huambo, Moxico, Cuanza -Norte, Malanje e Cunene.
A masterização e a edição do disco vão ter lugar em Lisboa e numa primeira fase vão ser editadas três mil cópias, de acordo com Germano Agostinho Pedro que garantiu que a Associação está a envidar esforços no sentido de obter patrocínio para a concretização do projecto discográfico.
O folclore, disse o responsável pelo projecto, é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração e “que não podemos deixar morrer.”
A Organização de Estilo Folclórico é uma Associação de âmbito nacional, sedeada em Luanda, com a finalidade de desenvolver, valorizar e divulgar mais a música folclórica, com a realização de espectáculos, palestras, seminários e lançamento de discos de maneira a conquistar o seu espaço no mercado nacional.

Tempo

Multimédia