Centro Agostinho Neto aposta na formação


3 de Janeiro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

O Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete, vai dar prosseguimento, este ano, às suas actividades culturais, com destaque para as acções de formação, nomeadamente cursos e laboratórios de artes para crianças e adolescentes, afirmou ao Jornal de Angola o seu director-geral.

Francisco Makiesse considerou de positivo o conjunto de actividades desenvolvidas durante o ano passado, a julgar pelo considerável número de visitantes, um total de 6.649 pessoas, entre crianças e jovens, na sua maioria estudantes.
“Para o ano 2015, pretendemos dar prosseguimento às nossas actividades habituais, como eventos culturais, oficinas de artes performativas, espectáculos e actividades para crianças”, disse.
Dentre as actividades realizadas no ano passado, o responsável destacou entre outros, os projectos de teatro do Lucengomono Companhia d’Artes, que visa o desenvolvimento comunitário e intercâmbio internacional, projecto que congrega além do teatro, a capoeira, música, dança, cinema, literatura e a recitação.
No ano findo, o centro cultural realizou igualmente os projectos Manguxiandu em Leitura, temporada Infanto-Juvenil Manguxiandu, Programa Estágio Formativo Universitário Manguxiandu (PEFUM), Cultura e Artes em Tempo de Paz: a Época dos Privilégios, Ao Encontro das Artes e da Cultura e Festival Internacional Manguxiandu sob o lema “Catete Cidade das Artes, da Promessa e da Liberdade”.
“Em 2014, quarto ano da gestão pela Fundação António Agostinho Neto, o centro concretizou muitas acções no âmbito do seu programa de actividades, destacando-se o Projecto Manguxiandu pela sua relevância e impacto, nos seus mais variados programas, e realizou uma intensa acção de formação direccionada a crianças e jovens, essencialmente do município de Icolo e Bengo”, afirmou Francisco Makiesse.
No âmbito programa Cultura e Artes em Tempo de Paz: a Época dos Privilégios, inserido no Projecto Manguxiandu, foi realizado em Catete um acto que contou com a actuação musical de Baló Januário e amigos, nomeadamente, Luís Lau, Pedro Cabenha, Chilola de Almeida, MC Catana e artistas locais.
O Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, em Catete, é uma instituição de carácter sócio-cultural e científico de natureza não lucrativa.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA