China dá apoio financeiro à indústria cinematográfica


25 de Junho, 2014

Fotografia: DR

O Governo chinês anunciou que vai investir 163 milhões de dólares por ano no apoio à indústria cinematográfica, com produções regulares de filmes e a construção de mais salas digitais.

A verba também se destina a produzir entre cinco e dez filmes por ano e a construir salas de cinema, principalmente nas regiões mais pobres do oeste e centro do país, noticiou a a agência Xinhua.
“O fundo de desenvolvimento da cultura vai promover especificamente a tecnologia cinematográfica, a exportação de filmes e produções comerciais e websites que ajudem a difundir mais no mundo o cinema chinês”, referiu a agência.
A Xinhua acrescentou ainda que os bancos chineses vão ser incentivados a emprestar dinheiro ao sector, as produtoras a emitir acções e títulos para o mercado financeiro e as companhias seguradoras a apostar na indústria cinematográfica.
Os filmes dos estúdios de Hollywood são os que proporcionam as maiores vendas de bilheteira, mas as produtoras chinesas inverteram no ano passado essa tendência e registaram receitas de mais de 58 por cento, o que levou o governo da China a investir no sector.
Os estúdios dos Estados Unidos já começaram a tomar medidas para atrair o interesse das crescentes bilheteiras chinesas.
 Companhias internacionais como a Paramount Picture, da Viacom, e a DreamWorks Animation SKG contrataram actores chineses.
Os reguladores do cinema na China decidiram, como resposta, reforçar o controlo de entrada de filmes estrangeiros.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA