China pretende reforçar cooperação


8 de Julho, 2015

Fotografia: AFP

A China pretende reforçar nos próximos anos a cooperação com Cabo Verde no domínio do intercâmbio cultural, disse, ontem, na cidade da Praia, a vice-ministra da Comissão da Saúde Nacional e Planeamento da China.

Cui Li, que falava durante uma conferência de imprensa na cidade da Praia após ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, classificou a cooperação entre a China e  Cabo Verde de “excelente”.
A governante chinesa esteve em Cabo Verde para representar o Governo do seu país nas cerimónias de celebração do 40º aniversário da independência do arquipélago, tendo lembrado que os dois países já cooperam em diferentes sectores e que, para os próximos anos, a “grande aposta”  é o sector cultural.
“Durante o encontro com o chefe de Governo, analisámos e perspectivámos novas formas de cooperação para os próximos anos”, disse a governante chinesa, realçando que Cabo Verde é um país de “grande sucesso” com uma sociedade harmoniosa, onde o Governo e o povo dão uma atenção especial a sectores importantes como a educação, cultura, saúde e desporto.
Cabo Verde, ao longo das quatro décadas, conseguiu “grandes êxitos”, como a estabilidade política e económica, o que lhe permitiu tornar-se num país de desenvolvimento médio, disse Cui Li que garantiu que a China, um país que tem ajudado o  arquipélago no desenvolvimento, pretende “mobilizar esforços para aprofundar a cooperação”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA