Cineasta Pedro Almodóvar homenageado com Lumière


5 de Julho, 2014

Fotografia: DR

O realizador espanhol Pedro Almodóvar é o homenageado desta edição do Festival de Cinema Lumière, que decorre em Outubro, na cidade do sudeste de França, onde os irmãos Lumière inventaram o cinema.

O prémio já distinguiu os realizadores e os actores Clint Eastwood, Milos Forman, Gérard Depardieu, Ken Loach e Quentin Tarantino. A actividade, centrada no cinema clássico, realiza-se de 13 a 19 de Outubro.
Antes de realizar filmes, Pedro Almodóvar foi funcionário da companhia telefónica espanhola, fez banda desenhada, foi actor e cantor de uma banda de rock. Foi o primeiro espanhol a ser nomeado para o Óscar de melhor realizador. Os seus filmes abordam a temática da sexualidade de uma maneira aberta.
Um dos mais premiados realizadores da história do cinema, venceu dois Óscares, dois Globos de Ouro, quatro BAFTA, quatro títulos do Festival de Cannes e seis Goya, a distinção máxima do cinema espanhol. O Festival Lumière é uma iniciativa que se realiza todos os anos em Outubro, desde a sua criação, em 2009. Com a duração de sete dias, reconhece a excepcional contribuição para a história do cinema de algumas personalidades.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA