Cineastas na Semana da Crítica


24 de Abril, 2015

Fotografia: REUTERS

O realizador argentino Santiago Mitre e o colombiano César Augusto Acevedo vão concorrer à Semana da Crítica do Festival de Cannes, que vai ser realizada de 14 a 22 de Maio, anunciaram os organizadores.

Mitre vai concorrer nesta secção paralela com o seu segundo filme, “Paulina”, uma co-produção com Brasil e França interpretada por Dolores Fonzi e Óscar Martínez, na qual a protagonista renuncia à sua promissora carreira como advogada para ser professora numa região desfavorecida da Argentina.
Acevedo vai exibir o seu filme de estreia, “La tierra y la sombra”, co-produzido entre a Colômbia, França, Holanda, Chile e Brasil e no qual aborda o drama de um velho camponês que pela doença do seu filho retorna ao lar, que abandonou 17 anos antes.
Dos 1.100 filmes vistos pelos seleccionadores, foram escolhidos 11, sete deles em competição.
Entre eles, além dos dois latino-americanos, estão a comédia negra palestina “Dégradé”, dos irmãos Arab e Tarzan Nasser, “Ni le ciel, ni la terre”, do francês Clément Cogitore, “Krisha”, do americano Trey Edward Shults, e o canadiano “Sleeping Giant”, de Andrew Cividino.
O júri, presidido pela actriz e realizadora israelita Ronit Elkabetz, também vai avaliar “Mediterrânea”, do ítalo-americano Jonas Carpignano, no qual o cineasta segue dois imigrantes africanos após a sua chegada a Itália.
A Semana da Crítica vai ser inaugurada pela produção francesa “Les Anarchistes”, de Elie Wajeman, e encerrada pela “La vie en grand”, de Mathieu Vadepied, enquanto em secção especial vão ser projectados “Les deux amis”, estreia do actor francês Louis Garrel, e “Coin Locker girl”, do sul-coreano Han Jun-hee.
Entre os dez curtas-metragens em competição, segundo anunciaram os organizadores, figura o brasileiro “Command Action”, de João Paulo Miranda.
A Semana da Crítica, criada em 1962 pelo Sindicato francês da Crítica de Cinema, apresenta uma selecção de primeiras ou segundas obras de directores para descobrir novos cineastas no Festival de Cannes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA