Cinema guineense na cidade da Praia


6 de Julho, 2015

A cidade da Praia acolheu, no âmbito das comemorações da independência de Cabo Verde, um ciclo de cinema da Guiné-Bissau, que terminou no sábado e incluiu quatro filmes de Flora Gomes.

“República de Meninos”, a mais recente longa-metragem daquele realizador, “Os Olhos Azuis de Yonta”, “Mortu Nega” e “Nha Fala”, filmado em Cabo Verde, foram os filmes de Flora Gomes, um dos cineastas mais representativos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. É conhecido pelo modo original de traçar retratos africanos recorrendo ao mito e à história actual. Estuda Cinema em Cuba, no Instituto Cubano de Artes e Cinematografia, sob a orientação de Santiago Alvarez.
“Xime”, de Sana Na, e “Bissau de Isabel”, de Hada,  compuseram o ciclo apresentado no âmbito do programa “Guiné-Bissau em Cabo Verde e Cabo Verde na Guiné-Bissau”, uma parceria entre a Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde e o Instituto de Cinema e Audiovisual da Guiné-Bissau,  patrocinada pela Presidência da República de Cabo Verde e a Câmara Municipal da Praia, teve apoio do Consulado da Guiné-Bissau e da Associação de Guineenses que vivem em Cabo Verde.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA