Cinema nacional revisto em Lisboa


24 de Março, 2015

Angola marca presença este ano em mais uma edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTIN), a realizar-se de 8 a 15 de Abril, em Lisboa, com três filmes.

Entre os 85 filmes inscritos, que incluem produções do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal, Angola é representada pelas curtas-metragens “Yetu - A nossa música”, uma co-produção luso-angolana da realizadora angolana Ulika Franco, e “Umukulu” e “Tchikena”, ambos de Nuno Barreto.
O filme “Yetu – A nossa música” faz um enfoque especial à música de Angola, dentro de um projecto do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para apoiar o crescimento económico e sustentado do país à luz do Programa de Desenvolvimento Económico e Social de Angola.
O filme “Umukulu” retrata as vicissitudes da terceira idade, através da forma como muitos idosos se tornam um empecilho aos mais jovens, chegando mesmo ao ponto de saírem das suas casas. Por sua vez, o filme “Tchikena” descreve a dura realidade do êxodo rural e o desemprego urbano em Angola.
A organização informou que a abertura do festival é feita com a exibição do filme brasileiro “O Vendedor de Passados”, de Lula Buarque de Hollanda, uma adaptação da obra com o mesmo nome do escritor angolano Eduardo Agualusa.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA