Colectivo de arte promove seminário


23 de Abril, 2015

O colectivo de arte “Pés Descalços” realiza de 18 a 20 de Maio, no Centro Cultural Português, em Luanda, um seminário sobre escrita e ilustração.

Segundo o coordenador do projecto, Ngoi Salucombo, a iniciativa visa desenvolver competências para a construção de narrativa e  trabalhar as diferentes formas de ilustração através do desenho.
As inscrições para o seminário, que são gratuitas, estão já abertas, no Centro Cultural Português. A actividade vai ser ministrada pelo escritor Ondjaki e pelo ilustrador português António Jorge. “O curso é gratuito e aberto ao público em geral, mas vai ser sempre uma mais-valia para quem está já no mundo da literatura e design. Teremos no total 40 alunos para a escrita e 40 alunos para a ilustração, e mesmo assim acreditamos que a procura vai ser maior”, explicou. Os participantes, apesar de turmas separadas (por escrita e ilustração), vão trabalhar em articulação para no fim apresentarem um trabalho conjunto, sendo o curso ministrado em dois períodos.
A “Pés Descalços” é uma organização filantrópica de promoção cultural, com incidência nas artes e que tem como objectivo potencializar o movimento cultural em Angola, através de acções, curadoria, consultoria cultural e criativa, estudos, direcção de arte, formação, produção artística, oficinas de arte e desenvolvimento de projectos culturais.A parte escrita do curso vai ser dirigida pelo escritor Ondjaki, prémio José Saramago 2013, com várias obras no mercado, traduzidas em francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, sérvio e sueco, que lhe valeram já vários outros prémios literários.
A parte ilustrativa vai estar a cargo do português António Jorge Gonçalves, licenciado em Design Gráfico pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1989) e com mestrado em Theatre Design na Slade School of Fine Art em Londres (1999). A publicar banda desenhada em jornais e revistas de Portugal, Espanha, França e Itália, desde 1978, a narração por imagens é a preferência do ilustrador português, mas o seu trabalho abrange também o desenho, fotografia, música e arte pública.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA