Colectivo de artes realiza Festeuige


19 de Junho, 2015

O colectivo de artes Nzoji Yeto realiza de 11 a 19 de Julho deste ano a terceira edição do Festival de Teatro do Uíge (Festeuige), em alusão aos 40 anos da Independência Nacional e do 98º aniversário da cidade do Uíge.

O director do grupo, Domingos Nicolau, disse, ontem, no Uíge, que 15 grupos de diversas províncias do país vão participar na iniciativa, a decorrer na cidade do Uíge.
A realização do festival, frisou, visa divulgar os ganhos da independência através das diversas obras a serem exibidas no festival. “Estamos a trabalhar com as províncias e grupos teatrais que vão participar do festival no sentido de primarem por mensagens que ressaltam os ganhos da Independência Nacional”, sublinhou.
Ressaltou que as inscrições para os grupos ainda estão abertas e são grátis de modo a atraírem o maior número de colectivos para o encontro.
Durante o festival, avançou, além das peças teatrais, vai ser também realizada sessões de declamação de poesia, dança e música de artistas locais. “Vários trovadores locais estão já inscritos para o evento, sendo que o registo ainda decorre no Museu Etnográfico do Congo”, salientou.
Lamentou, por outro lado, a falta de patrocínios para o festival, embora reconheceu o apoio da direcção local da Cultura e dos órgãos de comunicação social da província. “É lamentável que numa província onde existem empresários com condições para apoiarem este tipo de iniciativas  não o fazem”, asseverou.
Participam no festival, além dos grupos locais, agremiações das províncias do Bengo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Malanje, Benguela, Huíla e Luanda. O festival  decorre  sob o lema “Pela unidade da classe e pelo desenvolvimento da cultura, viva o teatro”.
O colectivo Nzoji Yeto, fundado a 20 de Junho de 2007, tem 19 elementos, entre actores, bailarinos, poetas e activistas sociais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA