Colectivo Odeth Tavares saúda o Herói Nacional

Roque Silva |
19 de Setembro, 2015

Fotografia: Santos Pedro

O colectivo de teatro Odeth Tavares exibe hoje e amanhã, às 19h30, no seu auditório, no bairro São Paulo, em Luanda, os espectáculos “A História do Herói” e “João Beling”, respectivamente, em comemoração alusivo ao 17 de Setembro.

O drama “A História do Herói”, da autoria e encenação de Francisco Júnior, narra, de uma forma resumida, a vida e obra do Poeta Maior e primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.
O espectáculo de 45 minutos, cuja estreia aconteceu em Setembro do ano passado, e é levado ao palco pela segunda vez, começa com a biografia do Poeta Maior, na qual 14 actores procuram representar desde o seu nascimento até a morte.
O autor disse que a peça dramatiza ainda os poemas “A quitandeira”, “Kinaxixe”, “Voz do Sangue”, “Havemos de voltar”, “Criar”, “Um Aniversário”, “Poema” e “Aspiração”, dos livros “Sagrada Esperança” e “Renúncia Impossível”.
O espectáculo “João Beling”, a ser exibido amanhã, gira em torno de mentiras, promessas e ousadias de um pai que instiga os filhos a praticarem actos indecorosos. A peça, do género comédia, tem 50 minutos e narra a história de uma família que se deixa influenciar pelas fantasias do seu patriarca.
Segundo o autor da peça, a sua intenção é chamar a atenção dos encarregados de educação para a forma como educam os filhos e tem como objectivo encorajar os adolescentes e jovens a pautarem-se por melhores comportamentos cívicos e morais.
Francisco Júnior disse que a peça foi criada para desencorajar o mau comportamento das crianças, adolescentes e jovens na via pública e escolas, motivados pela influência dos progenitores.
Na peça, João, chefe da família Beling, realiza actos indecorosos e instiga os filhos a pautarem por comportamentos negativos em locais públicos. “A patriarca pretende ganhar fama de bom educador, motivo pelo qual deixa os progenitores agirem como quiserem. Os filhos, por sua vez, vandalizam a escola, os colegas e vizinhos, sob o pretexto de que o pai é capaz de resolver todos os problemas causados por eles”, acrescentou o encenador.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA