Colóquio no Huambo sobre figuras históricas


6 de Janeiro, 2016

Fotografia: Francisco Bernardo

“O Papel das Figuras Históricas na Luta contra a Ocupação Colonial: Resistência e Diplomacia” é tema de uma conferência a ser proferida hoje às 9h00, no Instituto Superior Sol Nascente, na província do Huambo, pelo director da Biblioteca Nacional de Angola, João Lourenço.

A conferência está inserida no programa das comemorações do 8 de Janeiro, Dia da Cultura Nacional, cujo acto central se realiza na província do Huambo e vai ser presidida pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.
O programa reserva ainda para hoje às 10h00, a realização da cerimónia de classificação da Estação Arqueológica de Fety, na localidade de Tchimbundi (Huambo) e uma hora e meia depois a classificação das Pedras de Caninine, no município do Mungo.
A abertura do seminário sobre harmonização ortográfica da língua umbundo, orientada pelo professor Jesus Miguel Gaton, na biblioteca Kamoli, está prevista para as 15h00 e estende-se até sexta-feira. As jornadas de teatro com o grupo Vozes de África realiza-se, a partir das 19h00, no Instituto Superior Politécnico.
Para amanhã, às 9h00, está previsto a realização da cerimónia de classificação da Estátua Dr. António Agostinho Neto, na Praça Dr. Agostinho Neto, município do Huambo, e uma hora depois a classificação do Forte Kandumbo, no município de Tchicola Tcholohanga.
O programa reserva ainda para amanhã a abertura da feira de Artes e Cultura, pela ministra da Cultura e pelo governador da província do Huambo, Kundi Paihama, o lançamento do Catálogo sobre o Artesanato Nacional e a entrega de kits do projecto “Minha Primeira Mala de Leitura”, no Jardim da Cultura.
A realização de conferências sobre a “Legislação Cultural Vigente, Práticas e Desafios”, por Aguinaldo Cristovão, e sobre “Multiplicação de Igrejas e Seitas”, por um representante do Ministério da Justiça, na Biblioteca Constantino Kamoli, e uma jornada de teatro com o grupo Renascer, no Anfiteatro da Direcção Provincial da Cultura no Huambo, também consta do programa para amanhã.
O acto central do Dia da Cultura Nacional realiza-se sexta-feira, pelas 11h00, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, e começa com a deposição de uma coroa de flores na estátua do saudoso Presidente António    Agostinho Neto, pela ministra da Cultura e pelo governador provincial do Huambo, na Praça Dr. Agostinho Neto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA