Colóquio sobre Neto no Festival Nacional


4 de Agosto, 2014

A realização do colóquio sobre Agostinho Neto e a literatura angolana faz parte da agenda da II edição do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), a realizar-se de 30 deste mês a 20 de Setembro.

A iniciativa, uma promoção do Executivo através do Ministério da Cultura, vai assinalar o 90º aniversário do nascimento do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, e destacar a sua obra como estadista e homem de cultura.
Para este fórum estão convidados especialistas, artistas, profissionais da cultura e políticos, para uma abordagem sobre o percurso literário do fundador da Nação.
Durante o evento são também promovidos colóquios sobre a cultura nacional, palcos de música, dança, teatro, palestras e conferências. O FENACULT tem por objectivo ser um ponto de promoção da coesão, unidade e diversidade cultural de Angola, assim como da preservação e divulgação da identidade nacional. Consta entre os  propósitos, revisitar o estado actual do sector cultural, dar oportunidade aos criadores angolanos de se apresentarem, com um espírito de intercâmbio e de celebração cultural.
Destinado a homenagear o Presidente José Eduardo dos Santos, pelo seu papel na defesa da angolanidade, empenho e dedicação em prol da valorização e desenvolvimento das artes e da cultura angolana, o FENACULT vai congregar actividades relacionadas com as artes cénicas, dança, música, artes plásticas, literatura, entre outras vertentes.
O Executivo pretende, ainda, com o FENACULT, desenvolver as premissas para uma política cultural de interacção e articulação com o sector público e privado, e divulgar e valorizar as artes e manifestações culturais, populares e tradicionais, o consumo e a valorização dos bens culturais nacionais, mediante a criação de redes culturais a nível local, nacional e internacional.
Os Festivais nacionais de cultura, tal como o FENACULT, são eventos de afirmação cultural que concorrem para a livre expressão  das diversas formas e manifestações culturais, para o intercâmbio e o fortalecimento da unidade nacional na diversidade cultural, ao mesmo tempo que permitem avaliar o estado de desenvolvimento das artes e da cultura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA