Cultura

Comediante angolano nos palcos de Maputo

Manuel Albano | Maputo

“O Imortal” é a designação do espectáculo que o humorista angolano Gilmário Vemba apresenta, no sábado, em Maputo, Moçambique, durante mais uma edição do projecto cultural “ImproRiso”, como forma de promover o formato Stand up Comedy, com o qual se tem destacado, nos últimos anos, no mercado nacional.

Vida e obra de Gilmário Vemba apresentada em espectáculo
Fotografia: DR

O espectáculo de humor está marcado para as 19h00, no Centro Cultural Universitário, em Maputo, e os bilhetes estão à venda desde o dia 31 de Maio.
O comediante, um dos membros do grupo Os Tuneza, disse ao Jornal de Angola que o convite é mais uma oportunidade de representar o país, em mais um projecto cultural na diáspora, assim como mostrar o “amadurecimento” dos humoristas angolanos, no estilo Stand up Comedy. “Actuar em actividades como esta é sempre gratificante e moralizador, em especial, para qualquer artista que pretenda conquistar outros mercados”, disse.
Quanto ao espectáculo, Gilmário Vemba pretende fazer uma “réplica” do que realizou o ano passado, durante a comemoração do seu 33º aniversário. “Claro, que farei alguns ajustes para incluir cenas inéditas e brindar o público com momentos ímpares”, destacou.
Para o espectáculo, o humorista pretende levar o público a uma “viagem” à sua trajectória de vida, antes e depois do sucesso, numa retrospectiva em que vai incluir as dificuldades pessoais pelas quais passou, uma imagem do bairro onde cresceu, “mas tudo com uma boa dose de humor”.
Durante o espectáculo, com duração de uma hora, o comediante prometeu, também, dar uma mostra “humorística” do quotidiano de Luanda, através de histórias que de forma directa ou indirecta fizeram parte da sua vida, ou a influenciaram. “São várias histórias do quotidiano, desde a época da escravatura até aos dias actuais, criadas para transformar momentos difíceis em alegres”.
“Mr. Filadagoda”, como também é conhecido, confirmou a sua participação no último dia da 16ª edição do Festival Internacional de Teatro de Inverno de Moçambique (FITI), que acontece a 23 deste mês.
Natural de Luanda, Gilmário Vemba é um dos mais sonantes nomes do humor nacional. Formado em Relações Internacionais e Análise Política, criou, em 2003, com os actores Costa Vilola, José Chieta, Orlando Rodrigues e Cesalty Paulo, o grupo de humor “Os Tuneza”. O actor frequentou, ainda, o curso médio de Teatro e Cinema, no Instituto Nacional de Formação Artística.

 

Tempo

Multimédia