Companhia Craq Otchód apresenta peça em mostra


24 de Abril, 2015

Fotografia: REUTERS

As peças “Esquizofrenia”, da companhia Craq Otchód, e “A Lição”, encenada por João Branco, vão ser apresentados, hoje e amanhã, em Lisboa, na primeira edição da Mostra Internacional de Teatro.

Escrita pelo dramaturgo, violoncelista e actor Edilson Fortes, “Esquizofrenia” regressa aos palcos portugueses um ano depois de ter sido apresentada no Periferias Festival Internacional de Artes Performativas de Sintra, em 2014.
A peça retrata “a doença do século XXI” e com ela a companhia do Mindelo pretendeu contribuir para “minimizar os estigmas sociais” à volta deste transtorno.
A companhia residente do Centro Cultural Português do Mindelo, Rupe Pàra Moss, por sua vez, leva à cena “A lição”, de  Eugène Ionesco, com encenação de João Branco.
Segundo a descrição da obra, a peça é um exemplo do chamado “teatro do absurdo” do dramaturgo, que examina as afinidades humanas e a procura do conhecimento, através das relações de poder entre as personagens.
A aparente cordialidade em que se desenrola a relação entre uma aluna de doutoramento em Ciências Exactas e Filosofia e o seu professor é falsa. Ele acaba por assassinar a sua discípula, perante a inaptidão desta para efectuar operações de raciocínio.
A primeira edição da Mostra Internacional de Teatro, que decorre até amanhã, é organizada pela Kind Of Black Box (KBB) e é dedicada exclusivamente ao teatro africano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA