Complexo da Tourada passa a Centro Cultural


9 de Outubro, 2014

Fotografia: Eduardo Pedro

A Praça de Touros de Luanda, Tourada, vai ser transformada, a partir de 2015, em Centro Cultural de referência, para servir a juventude, anunciou em Luanda o secretário de Estado da Cultura.

Cornélio Calei deu esta informação à imprensa no final da sétima sessão ordinária da Comissão para a Política Social do Conselho de Ministros, na qual o relatório sobre o projecto de requalificação do referido complexo foi analisado e recomendada a sua inserção no Programa de Investimentos Públicos e no Plano Director da Cidade de Luanda.
As obras de construção do Centro Cultural, que vai ter bibliotecas, cinemas e outros serviços, começam em 2015 e devem terminar em 2017.
“O que propusemos e já foi aceite é que a Tourada seja demolida para que possamos construir, no mesmo local, um Centro Cultural de referência, de modo a que a juventude tenha um espaço de diversão no centro da cidade”, explicou.
Para tal, vai ser necessário dialogar com as pessoas que ocupam o imóvel, localizado na Rua Ngola Mbande, bairro da Calemba, na Maianga, para que o projecto seja concretizado na data prevista, explicou Cornélio Calei.
Erguida na década de 1960, a Praça de Touros de Luanda foi inaugurada a 1 de Março de 1964, mesmo sem estar concluída. A abertura do recinto teve honras de primeira página nos jornais da época, por ter trazido a Angola alguns dos nomes mais sonantes da tauromaquia em Portugal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA